Obras Emergênciais na Reserva Legal do Condomínio - Nota de Esclarecimento

Confira abaixo a nota de esclarecimento sobre as obras emergenciais que estão sendo realizadas na reserva legal do Comel.

 

Prezados Condôminos,

Nossa gestão entrou há pouco tempo. Ainda estamos tentando compreender todos os problemas do condomínio para trabalharmos junto com vocês e encontrar as melhores soluções. Acreditamos que diálogo e trabalho por um condomínio melhor seja o que deve ser buscado diuturnamente em nosso mandato.

Como muitos sabem e podem ver, estamos com obras emergenciais na Reserva Legal do Condomínio. Uma equipe técnica contratada ainda na Gestão Mauro/Adenir adentrou o local e constatou um processo erosivo gravíssimo. Tal fato poderia comprometer não só a bacia próxima ao balão da descida para a etapa 4, como também a própria biodiversidade desse importante maciço florestal.

Água de enxurrada chega com muita velocidade, força e volume nessa área verde do COMEL. As obras em curso são para controlar a erosão, diminuir a vazão de água, evitando assim desmoronamentos. Ao prevenir incidentes, a integridade de residências que ficam na etapa 4 é assegurada. Ressaltamos que com a obra a vida e a propriedade de todos os moradores do COMEL também será protegida. Logo que volume significativo das águas pluviais oriundas da etapa 2 e 3 corre necessariamente pela Reserva até desaguar no Ribeirão Sobradinho.

Estamos em meio a um processo complexo e desafiador, buscando melhorias e evitando problemas maiores no futuro. Garantimos que o melhor está sendo feito e a Reserva está sendo preservada durante as obras. Possuímos autorização legal do órgão ambiental para o que está sendo feito, além de uma equipe de engenheiros especialistas e técnicos capacitados atuando em todo o processo.

O engenheiro de infraestrutura aeronáutica, aposentado, Adolfo Shiba, morador da etapa 2, com todo conhecimento que tem nessa área, esclareceu que sem essas intervenções os estragos em algumas áreas do condomínio seriam ainda maiores. Dentre os pontos apontados por ele estão fatores como mais buracos nas ruas, aumento da possibilidade de muros serem arrastados pela correnteza, desmoronamentos. Um caos total.

“A intensidade da água estava aumentando a cada ano, estava chegando com maior vazão na parte mais baixa. Da forma como estava, chuva após chuva, a situação só iria piorar. Chegaria a um ponto de causar danos materiais aos moradores, pois a intensidade da enxurrada ultrapassa o limite do que a gente entende como perigoso”, relatou Shiba.

Ao fim das obras deverá ser executado um Programa de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD. O programa permitirá que os processos ecológicos voltem a ocorrer no local. Restabelecendo-se, assim, a médio e longo prazo, uma paisagem próxima a que se tinha antes das intervenções de engenharia. Tudo sob o olhar atento do órgão ambiental.

Qualquer dúvida estamos à disposição para atendê-los por meio de nossos canais de atendimento.

Recebam nossos votos de um Feliz Ano Novo. Que 2021 traga saúde e paz! Que possamos sempre trabalhar juntos para o Condomínio Mansões Entre Lagos!

 

Elizeu e Paula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *