Visita da NOVACAP e Administração do Itapoã no Comel

No dia 8 de abril de 2021, estiveram reunidos com o síndico Elizeu de Souza o Administrador do Itapoã, senhor Marcus Contrim, representantes da NOVACAP e os chacareiros vizinhos da 4ª etapa. O encontro teve por objetivo debater a questão da rede de águas pluviais e da drenagem do COMEL e dar uma solução para um problema que vinha se arrastando há muito tempo. 

Em 2008 foi iniciada a construção de uma bacia para águas pluviais entre o Itapoã e o condomínio, mas essa obra nunca foi concluída, uma vez que não houve acordo entre a NOVACAP, responsável pelo projeto, e os chacareiros. 

Esse descompasso entre poder público e comunidade afetada culminou no abandono da obra e, por obstante, na formação de uma imensa vala (voçoroca) que estava ameaçando os moradores locais. 

O diálogo positivo entre os interessados, mediado pela Administração do COMEL e a RA do Itapoã, culminou no estabelecimento de acordos que permitirão a retomada da obra. Com isso, as águas pluviais advindas da 2ª, 3ª, e 4ª etapa do COMEL poderão ser recepcionadas e conduzidas adequadamente até o Ribeirão Sobradinho. Sem este acordo, a bacia não poderia ser construída e teríamos que procurar outra solução para nossas águas. 

Em síntese, os chacareiros decidiram autorizar a passagem da tubulação por suas propriedades e, com isso, a NOVACAP poderá finalizar seu planejamento de obras e ainda reverter um enorme e significativo passivo ambiental (fenômeno erosivo de grande poder de destruição).

Para o COMEL a retomada deste diálogo significa menos custos e menos tempo com as obras de drenagem do condomínio.