Gente que faz: o voluntariado auxiliando na qualificação dos colaboradores do COMEL
Larissa Markewicz, psicóloga e moradora do Condomínio Mansões Entre Lagos há cerca de 18 anos, ministrou no dia 23/03/2021 uma palestra aos colaboradores dos Serviços Gerais do COMEL, abordando a importância do uso do uniforme e também dos equipamentos individuais de segurança – EPIs.
A atividade teve caráter totalmente voluntário, já que a empresa que Larissa representa (Contato Consultoria e Psicologia) investe em ações desta ordem. “Nós acreditamos que a informação é uma grande aliada no processo de prevenção e cuidado não apenas da saúde física, mas também da saúde mental. A empresa, de maneira geral, nos apoia enquanto profissionais quando aceitamos/oferecemos um serviço voluntário, inclusive por saber da importância da dimensão social para o ser humano de maneira geral”, relata Larissa.
Os colaboradores são parte fundamental para que o condomínio funcione e investir neste tipo de atividade contribui significativamente para o sucesso da gestão proposta por Elizeu e Paula para o COMEL. “Acreditamos que os colaboradores dos serviços gerais são tão importantes quanto a equipe do escritório e investir em recursos humanos, além de reverberar no aumento da produtividade, é uma questão humana, já que muitos deles não tiveram qualquer oportunidade educativa até então”.
“Funcionários bem preparados conseguem compreender o processo e, portanto, conseguem dar maior agilidade às rotinas. Conseguem avaliar e propor soluções para problemas decorrentes de operações mal desenhadas”, defende a subsíndica Paula Beatrice.
A iniciativa inaugura um conjunto de esforços que serão feitos para qualificar o quadro humano que faz com que o COMEL efetivamente funcione. “Assim como a Larissa apoiou a Administração, doando seu conhecimento e sua hora técnica, esperamos poder ofertar outros treinamentos com custo zero”, acredita o síndico Elizeu de Souza.
O trabalho voluntário é algo que vem crescendo em todo o mundo e o Brasil desponta nesta estatística com pessoas atuando nas áreas da saúde, meio ambiente, educação, entre outras. Ações assim, protagonizadas por pessoas que querem doar seu tempo, seu trabalho e seu conhecimento em prol de algo maior – comprometimento individual em torno de ações coletivas – acaba por fomentar uma relação mútua de compreensão e respeito: o voluntário compreende os limites e desafios do Condomínio e os Gestores compreendem a necessidade de mudanças.
Esse esforço, extremamente importante, porém quase sempre invisível, desenvolve-se em meio a uma gama extensa de possibilidades e objetivos, quais sejam culturais, educativos, recreativos, assistencialista, ambientais, entre outros, e serão objeto de nosso conteúdo jornalístico ao longo de toda a Gestão do COMEL.
Obrigada Larissa!
E se você tem algum talento e tempo e gostaria de ajudar neste desafio, fale com a gente! Envie e-mail para sac@condominioentrelagos.com.br ou uma mensagem via WhatsApp no número 61 98595 8757 contando como você poderá nos ajudar.