Fauna presente no COMEL: Patrimônio em risco

Furão brasileiro (Galictis vittata) atropelado na última terça-feira 27/04/21.

Nosso COMEL tem uma biodiversidade que salta aos olhos dos atentos e até dos mais distraídos.

 

Por dois dias seguidos um lobo guará (Chrysocyon brachyurus) foi visto perambulando por algumas ruas da etapa 3. Num outro momento um porco espinho (Hystrix africaeaustralis) passeava pela etapa 2 e deu muito trabalho para ser devolvido à Reserva. Recentemente uma raposinha (Lycalopex vetulus) foi flagrada com seus filhotes descendo para a 4a etapa.

 

Sem falar nos relatos de cobras, das muitas espécies de aves que sobrevoam as etapas do COMEL e dos macaquinhos que adentram aos lotes à procura de frutas.

Aqui a vida silvestre pulsa!

 

Terça-feira, dia 27/04/2021, chegou mais um relato de avistamento de fauna nativa. Um furão brasileiro (Galictis vittata) no 1X, mas a notícia não era boa: fora atropelado e, apesar da pronta ajuda veterinária que recebeu, não resistiu.

 

O atropelamento de fauna tem um poder de destruição tão grande que, segundo a Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da ONU, muitas espécies poderão ser extintas se nada for feito.

 

Valorizemos a proximidade de nossos lares com essa natureza tão exuberante. Dirija devagar e com atenção! E se avistar um animal silvestre tente fazer o registro e divulgar. Assim poderemos sensibilizar outros moradores acerca da necessidade de proteção deste rico patrimônio ambiental.