O que está sendo feito na borda da Reserva (etapa 3)?
A máquina está removendo o margaridão (espécie invasora de difícil controle) e abrindo aceiro (barreira física contra incêndios) para aumentar a segurança dos moradores do entorno da Reserva. O manejo correto exige a retirada da planta pela raiz (destoca) e não apenas o corte. Nenhuma árvore nativa será suprimida!
O projeto prevê ainda a introdução de espécies nativas do Cerrado na área movimentada, tendo como documento norteador da ação o plano de plantio compensatório. Posteriormente um piso – não muito largo – será instalado para que as pessoas caminhem por esta borda e possam, finalmente, desfrutar desta bela paisagem.
O esforço da Administração é iniciar as estratégias de proteção da Reserva Legal do COMEL, duramente devastada pelo incêndio de 07 de setembro, aliando ações de conservação, incremento vegetal e educação ambiental com custos baixos: as mudas já estão sendo produzidas no viveiro educador do COMEL; o trabalho tem sido feito por nossos colaboradores, a trilha interpretativa será produzida por nossa equipe técnica e o material retirado está sendo armazenado para que possa ser usado no asfaltamento das vias da 4a etapa.
O GT de enfrentamento dos problemas da Reserva (composto por moradores com e sem formação ambiental) também está acompanhando os trabalhos.