Recolhimento dos Resíduos pelo SLU: estamos trabalhando nesta agenda!
Dia 07/04/2021, o síndico do COMEL esteve reunido virtualmente com o presidente do SLU, Silvio de Morais Vieira, com o deputado João Cardoso (autor da Lei que dispõe sobre a coleta de lixo pelo SLU nos condomínios horizontais do DF) e com outros síndicos da região Norte da cidade.
O encontro teve por objetivo esclarecer alguns pontos referentes à implantação da Lei 1147/2020, tais como os dias de coleta, a tipologia dos resíduos coletados, horários, entre outros.
Um dos pré-requisitos para a coleta pública ser iniciada nos moldes da lei é a vistoria da equipe do SLU para avaliar diversos fatores (tipo de asfalto, local de giro para manobra de caminhão, entre outras questões).
O COMEL já foi vistoriado pelo SLU em dezembro/2020 e os técnicos apontaram problemas que, se não forem equacionados, inviabilizarão que o SLU preste este serviço ao nosso condomínio. O maior desafio está na ausência de asfalto de algumas ruas da 4a etapa, locais estes onde o caminhão não circulará.
Para equacionar esta questão a Administração posicionará alguns contêineres em áreas acessíveis ao SLU e os mesmos passarão a estocar os resíduos destas residências sem asfalto. Os colaboradores do COMEL assumirão o transporte dos mesmos, ou seja, retirarão cotidianamente os sacos de lixo destas casas, levando-os até os contêineres,
Deveremos continuar com a coleta seletiva, mas este ponto ainda não foi esclarecido pelo SLU, ou seja, não sabemos se ela também será assumida por alguma empresa terceirizada pelo GDF ou deveremos assumir tal despesa.
Importante lembrar a todos que o Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos (coleta seletiva dos resíduos gerados no COMEL) consta das tratativas da regularização, devendo, portanto, ser continuado.
Tão logo tenhamos mais detalhes soltaremos outro informativo.