5 perguntas e respostas sobre o Condomínio

1-  Sobre as empresas de fibra ótica no COMEL?

Para garantir segurança aos moradores e prestadores de serviço, bem como controle e segurança jurídica, a Administração estabeleceu procedimentos e fixou algumas regras para que as empresas de fornecimento de internet por fibra ótica possam prestar serviços dentro do Condomínio.

As mesmas foram dispostas em formato de manual técnico construído por consultor em Telecomunicações contratado para este fim e deverão ser rigorosamente seguidas pelas empresas interessadas. Versam sobre:

  1. Apresentação de documentação completa (licença expedida pela CEB e Anotação de Responsabilidade Técnica da obra a ser feita);
  2. Autorização para construção; 
  3. Apresentação de cronograma de execução; 
  4. Identificação de colaboradores envolvidos; 
  5. Identificação dos carros utilizados; 
  6. Vistoria pós obra; e
  7. Aprovação e assinatura do termo de concessão para exploração de serviços.

Por oportuno é preciso frisar que a empresa Hubtel foi autorizada pela gestão passada a operar, não tendo sido, portanto, exigido quaisquer destes documentos e procedimentos. A mesma, entretanto, vem dialogando com a Administração por meio de diversas reunião e acabou por se comprometer a cumprir as exigências técnicas do Condomínio.

 2- Temos, de fato, uma ciclovia no COMEL?

O projeto urbanístico do condomínio prevê uma ciclovia perpassando todo o perímetro do COMEL. Então, em algum, momento ela deverá ser implantada. Mas é importante entender os conceitos, de acordo com a legislação que rege o tema: 

CICLOVIA – pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum.

CICLOFAIXA – parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

Desta forma, o COMEL não tem uma área específica para a circulação de bicicletas, já que as estruturas existentes são também utilizadas pelos pedestres. Outrossim, aquelas estruturas amarelas, colocadas para impedir o fluxo de motocicletas, também descaracterizam o local, já que impedem, também, a circulação das bicicletas (que precisam diminuir a velocidade para poder transpor tais barreiras).


3- Por que não cobrar taxa de condomínio dos apartamentos?

Porque as fontes de recursos do condomínio somente podem ser previstas na Convenção e nesta, pela qual somos regidos, nada consta sobre o assunto. 


4- O que tem sido feito de novembro até agora?

Na parte administrativa iniciamos o mapeamento dos processos, a revisão dos contratos, a inserção de controles para as áreas; reformulamos o setor de compras com a criação de modelos de Termos de Referência a serem seguidos e formas de cotação e estamos organizando todos os documentos no Sistema de Gestão Empresarial chamado Zeus.

Com relação à infraestrutura, revitalizamos a calçada de acesso aos correios, instalamos uma rotatória entre o 3F e 2N, executamos pinturas em vias e meios-fios, instalamos porta no banheiro do coreto da Etapa 2 e acionamos a CAESB para concertação dos buracos deixados pelas obras de saneamento.

Assumimos também as obras emergenciais da bacia que fica dentro da Reserva, próximo ao balão que dá acesso à etapa 4. Assim como a pintura dos meios fios, essa obra foi contratada pela gestão anterior, cabendo à esta gestão, apenas fazer com que sua execução acontecesse em sinergia com o contrato assinado

A biblioteca voltou a funcionar, o transporte coletivo voltou a rodar e as aulas de esporte agora prevêm também atividades de educação ambiental. Estes serviços comunitários estão, porém, temporariamente suspensos por força de decreto governamental.

O viveiro comunitário, que é parte do processo de regularização, foi implantado e já está começando a produzir espécies nativas do Cerrado. A pandemia, entretanto, ainda não permite que ele ofereça serviços educativos, uma de suas missões. A horta está sendo revitalizada e sua base foi alterada, passando de tradicional para orgânica. Adotamos também o controle sistemático do caramujo africano e toda a poda das áreas comuns está sendo levada para lá, para auxiliar nos processos produtivos e diminuir a geração de resíduos.

A atual gestão vem dialogando com a Administração do Itapoã para a retomada das obras de drenagem no final da 4ª etapa (obra inacabada que gerou um problema de erosão muito significativo). 

Foi estabelecido também diálogo com os Corretores que atuam no COMEL acerca das diversas restrições que aqui temos, tendo sido produzido, inclusive, uma espécie de manual para facilitar o diálogo com os possíveis compradores (fracionamento dos lotes, etc).

Na parte da comunicação, estamos apoiando as protetoras da causa animal e procurando com as outras comunicações aproximar os moradores do dia a dia da gestão do COMEL.


5- Teremos duplicação de vias para automóveis?

O projeto urbanístico não prevê nenhuma outra via de circulação de veículos. Aquelas áreas verdes expandidas existentes em alguns conjuntos, portanto, não darão lugar a uma nova faixa de rolamento. Elas, na verdade, têm a função de absorver as águas pluviais e diminuir a vazão que chega na 4ª etapa, por isso não podem ser alteradas.